quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Causas para a desgraça dos povos (I)


Atropelando a variabilidade, existem dois tipos de sorrisos: o genuíno "duchenne" e o alternativo, profissional ou-como-lhe-queiram-chamar, "pan American" (o nome não deixa de ser curioso). Ora, acontece que o primeiro segue as vias da extinção enquanto o segundo prolifera a olhos vistos.

(existe uma altura em que devemos questionar as coisas. uns, ocorre-lhes a ideia com a chegada da maturidade - ou será que a maturidade chega apenas depois da ideia? -, outros torram a cabeça aos pais na idade dos porquês. não sei se eu ainda estou na idade dos porquês ou se algum dia atingirei a maturidade, mas)

Porquê?

Ora, acontece que hoje em dia existem coisas maravilhosas, várias coisas maravilhosas até, entre as quais as chamadas máquinas fotográficas (não me posso estender nas outras coisas maravilhosas, mas). Ora, acontece que essas máquinas só captam o instante (de duração variável, mas) e

(a nossa vida também só capta o instante, o resto esfuma-se no tempo, mas)

é esse instante que tende a permanecer no tempo para as gerações vindouras. Ora acontece que por acaso agora nem interessam as gerações vindouras – não são meus amigos do hi5. ponto. – o que interessa é o aqui e o agora, esse maravilhoso instante captado pela objectiva. Ora acontece que essa lente até é demasiado objectiva, porque só vê o que parece e não se mete com interpretações (há sempre a questão da luz, mas). Ora acontece que a-grande-maioria-de-nós (eu até nem me importava de ser anormal, o pior é que não sou) acha que o que deve passar para a eternidade dos momentos presentes são os momentos de felicidade extasiada.

Porquê?

As teorias evolutivas dizem que parecermos-felizes aumenta a probabilidade de encontrarmos um macho ou uma fêmea que nos considere atraentes o suficiente ao ponto de podermos carregar os seus genes.

(inevitavelmente, a reprodução da espécie)

E isto até faria sentido se percebêssemos o princípio subjacente da saúde mental. E da maior probabilidade de sobrevivência. Mas, o que me preocupa nem é a essência, é a aparência. Pensando que a-grande-maioria-de-nós anda numa de Vá, tira [a foto] rápido que já estou cansada de sorrir! não sei até que ponto esta aparência feliz traduz verdadeira e estável sanidade mental. Ou, pior que isso, verdadeira e estável malinha de valores morais que valham a pena fecundar.

(a mim preocupa-me mais que o injector de genes seja um insensível de sorriso empalhado que um depressivo sincero.)

E inquieta-me que ande para aí demasiada gente a vender o produto, imersa num sorriso americano profissional e que, afinal, tenha é os genes encharcados em anti-depressivos, ou muito-pior-que-isso, em valores-de-superfície que enganem a objectiva dos que sobre eles disparam – aqueles que, depois de seduzidos pela aparência, irão construir as gerações vindouras.

(inevitavelmente, a reprodução da espécie.)

5 comentários:

Filipa Júlio disse...

fiquei a pensar como é que se distingue, nesta bonecada que inventámos com os sinais de pontuação, os dois tipos de sorriso.
o pan-american deve ser assim :$ e o tão natural como a sua sede deve ser assado :&, será isso?

menina de porcelana disse...

isto da pontuação serve um propósito realmente triste: é que nos tempos que já não se tem acesso ao sorriso facial: fica por trás da tela. :S

mas parece-me que se pudéssemos escrever o que está verdadeiramente por trás do :), seria realmente assim :$. o outro nem mais "e's" nem meios "e's", estaria já ao natural.

:)

Anónimo disse...

uau, que bela exposiçao dum tema que dá pano para mangas!

menina de porcelana disse...

pois é João.
melhor seria que não desse, pano para mangas quero eu dizer. aliás, nem mangas, nem camisolas nem nada. melhor seria se andássemos nus, e mostrássemos o que somos. mas temos vergonha...

Anónimo disse...

Felicidade etc etc etc...



"The secret of happiness is: Find something more important than you are and dedicate your life to it.”
VIDEO: http://www.ted.com/talks/dan_dennett_on_dangerous_memes.html <- Dan Dennett: Dangerous memes

"The secret of happiness is low expectations. And after these words most of the audience started to laugh. But it is truth. We expect too much and do get disappointing when it doesn't happen. "
VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=6ELAkV2fC-I <- [April 27, 2006] The Paradox of Choice - Why More Is Less (Barry Schwartz)
VIDEO: http://www.ted.com/talks/barry_schwartz_on_the_paradox_of_choice.html <- [Filmed Jul 2005] Barry Schwartz: The paradox of choice ["Comment: Some nice ideas, but not enough content for the twenty minutes. Ten would have been good." (Richard Ots)]



"[...] Yet proof of correlation is not the same thing as causation. If autumn regularly precedes winter, that doesn’t mean that autumn causes winter.
When six years ago my former Northwestern colleague John Donohue, together with Steven Levitt (Author of Freakonimics (2005)) found that legalized abortion correlated with a reduction in crime, theirs would have only been an academically curious thesis if they had not identified a causal factor. But they did identify one: that prior to legalization there were many unwanted babies born due to the lack of a legal abortion alternative. Those unwanted children became the most likely group to turn to crime. [...]"
in http://anthonydamato.law.northwestern.edu/Adobefiles/porn.pdf