às vezes, enquanto leio artigos em que os autores, cientistas, interpretam os resultados obtidos a partir de análises estatísticas confusas baseados em técnicas que se baseiam em sistemas que têm ainda tanto de desconhecido, em análises em que é sempre possível dar-lhe a volta, às vezes penso que É engraçado como a mente humana é capaz de tirar tantas ilações. Engraçado engraçado é que tudo isto não significasse nada, e que nós passássemos as nossas vidinhas em torno de coisas que não são nada. ou que, pelo menos, não são nada do que nós pensamos que são, acabando nós a calcular a vida por cima disto tudo que não é senão vago, escasso, incerto, múltiplo e hipotético. como a ciência.
(tantas horas passo de cabeça enfiada num ecrã plano, a perder dias intermináveis de sol e chuva e vento na face, e um mar enorme e a areia nos pés, a relva fresquinha e pontiaguda a fazer cócegas, os músculos a correr atrás de uma bola, os músculos a estirar enquanto correm, o sabor das coisas no topo de uma montanha, os banhos gelados no mar de inverno, o sol a cair por entre as árvores e as sombras a crescer nos campos de perder a vista. tanta coisa que se perde que às vezes penso...
valerão a pena todas as horas aqui?)
4 comentários:
É fácil... hoje fazes um teste de hipóteses. :D A hipótese nula é "Vale a pena", a hipótese contrária (a de interesse :) ) é "Não vale a pena"... depois é só olhar para o p-value: se for menor que 5%, pega nas coisas e vai para a praia... Amanhã logo repetes o teste e vês se o resultado é o mesmo... ;)
P.S. - Peço desculpa pelo léxico científico, mas teve de ser... Não encontrei maneira de lhe dar a volta! ;)
Pedrinho:
não sei se o SPSS me faz este teste.
1) tenho as condições mas não tenho os valores especificados (tenho?).
2) pior que isso, é que mesmo que venha um p<0.05, já não sei se confie nisso...
:s
p.s.(escrito e pensado mesmo posteriormente!): agora sim uma coisa que me interessa a valer... como é que tu pões o itálico nas palavras do comentário? (vou testar a resposta, mas não pode haver possibilidade de 5% de erro! lol ;) )
O segredo de escrever em itálico nos comentários foi guardado na minha família e passado de geração em geração desde o meu tetra-avô, em que ele fazia este truque usando um ábaco, que na altura não havia computadores.
P.S.- Escreves '<' e depois 'i>' para abrir texto em itálico e depois escreves '<' e depois '/i>' para fechar... se substituires o 'i' por 'b' escreve em bold... quando escrevi a minha primeira página de internet não havia frontpage e tive de aprender HTML... sei que isso me faz parecer velho, mas pelo menos sei fazer estas mariquices! :D
"Pode utilizar alguns tags HTML, como < b>, < i>, < a> " dizem eles por baixo da caixa para inserir comentários... já tinha lido n vezes mas... "chinês".
Ah... há mesmo ver e ver...
(as coisas que descubro aqui! :))
E já descobri o < a> !!!!
hihihi!
Enviar um comentário