terça-feira, novembro 09, 2010

onde é que começa o mundo?


ganham na mtv as stars da pop. critica-se que na mtv ganhem as stars da pop. porque ganham na mtv as stars da pop, o povo ama as stars da pop. o povo ama as stars da pop que aparecem na mtv. porque o povo ama as stars da pop que aparecem na mtv, as stars da pop ganham. na mtv.
e se aparecessem na mtv as non-stars da indie? ganhavam na mtv as non-stars da indie?
e o povo? o povo amava indie non pretentious music?

(quem raio precisa da mtv,
o povo continua a ser uma criança.)


7 comentários:

Jamil P. disse...

por aqui, a mtv foi boa até uns 3 ou 4 anos; desde então, decaiu bastante, de um modo geral, segundo a opinião geral também.

menina de porcelana disse...

a mtv é apenas um ponto. a questão maior passa-lhe muito ao lado.

(mas, não deixo de reparar: a "opinião geral" significa a opinião da maioria? qual maioria? quem liga então à mtv?
e:
porque é que a mtv tem por que tem que favorecer a "boa" música? dependemos nós todos dela? precisamos dela? precisa a música dela? o que é a "boa" música? é a mtv o centro da música, 'boa', 'menos-boa', 'má'..."?
deixemos a mtv cumprir aquilo que é capaz de cumprir. acho uma 'birra patética' exigir dela o que ela não poderá - nem talvez está disposta a - dar.)

Jamil P. disse...

sim, concordo.

(usei 'opinião geral' significando a soma das opiniões particulares de um grande número de pessoas; se ela traduz a opinião da maioria dos espectadores, não sei dizer;

para mim, suas indagações são bastante importantes e pertinentes; mais do que uma resposta - que, aqui, pela natureza e extensão do espaço seria a meu ver incabível, elas demandam reflexão;

considero válida, legítima e necessária a crítica à mtv; acredito que os responsáveis pela sua programação também pensem assim, ainda que talvez estejam apenas preocupados com os índices de audiência)

sem-se-ver disse...

sim, amaria. e isso é que é dramático.

menina de porcelana disse...

olá 'sem se ver', agora sou eu que agradeço a visita :)

faço muitas perguntas para as quais não tenho resposta. única, pelo menos. o que é que faz um tipo de música ser amado?

gostaria de saber que oiço música que não faz parte da moda. que ouve essa música porque se apaixonou ao ouvi-la. porque me dá um certo prazer. acredito que quando as coisas se massificam, se torna indistinguível a barreira entre o que amamos e o que 'sentimos' que devemos amar. mas, paralelo ao que acontece nas massas, também há os pequenos circlos que inevitavelmente geram um culto em torno de certos artistas indie. e, naquele grupo, aquilo é a moda. estou enganada?

é dramático, mas acho que nos está imbuído.

sem-se-ver disse...

não, não está enganada :) mas o dramático a que eu me referia é o do poder da televisão em criar 'ídolos', com muitas aspas.

não tanto aos fenómenos massificantes que podem suceder á volta de quaisquer ídolos, sem aspas, em qualquer género musical. pois esses têm a ver com um sentido gregário aos quais o verdadeiro prazer da música - que é solitário - escapa na sua essência.

penso eu.

menina de porcelana disse...

percebo esse sentido dramático. acredito mesmo a sério nisto do "povo ser uma criança..." quando se recusa a reflectir. e se deixa comprar e manipular com 'guloseimas' desprovidas, ou não, de valor 'nutritivo'. :|
quando se recusa a abanar e questionar bases que alguém colocou por ele...

(por favor, trateM-me por tu. gostava que tivéssemos um 'you' português... :) )