quinta-feira, julho 09, 2009

convenções


no verão do meu 10º ano, estreou um filme no cinema que toda a gente foi ver, menos eu. armageddon. tinha uma banda sonora pomposa, que acabei por pedir emprestada a uma colega de turma. uma vez que queria ficar com uma versão em K7, decidi pedir-lhe, primeiro. então, com o embaraço da questão atravessado, perguntei-lhe se ela importava que eu usasse o CD dela.
ela olhou para mim, sacudiu-se como um cão molhado, abriu e fechou os olhos em série e, depois, com um esgar de estranheza disse-me qualquer coisa do tipo: 'claaaro...'.
mas, não satisfeita, apanhou-me com a minha melhor amiga e, trumba!, contou-lhe a história, descrevendo-lhe cuidadosamente os pormenores sórdidos da minha ingenuidade. 'pediste-lhe autorização? oh i.! isso não se usa!'.
já não se usa já não se usa já não se usa, ecoou a frase na minha cabeça, já não se usa, já nao se usa, já nao se usa... não? não mesmo? e.............., deixando de lado as questões do quem-onde-como-e-porquê, desde quando é que não se usa?

(se faz favor, alguém deixe disponível o livro dos usos e desusos das coisas. com datas de entrada em vigor bem especificadas. e com datas de perda de validade também. é que desconfio que me vá ser útil nas imensas manhas da interacção social.)

5 comentários:

O Chefe disse...

Mas espera lá, ela partiu do principio de que podias fazer o que quisesses com o CD dela, sem pedir primeiro? Junto-me à tua questão, quando é que isto deixou de ser usado e porque é que ninguém me disse nada?

menina de porcelana disse...

pois é joka. partiu ela e, ao que parece, é prática comum. mas nao te preocupes, eu quando tiver acesso ao livrinho, também te o posso disponibilizar.

Filipa Júlio disse...

comentário breve, brevíssimo - a tua colega é uma bimba. ponto final.

menina de porcelana disse...

espera, vocês acham mesmo que se deve pedir autorização 'antes'?
acho isto estranhíssimo.

menina de porcelana disse...

(é que pensava mesmo que já ninguém usava. ufa!, ainda bem então.)