quarta-feira, julho 22, 2009

matriz

    
que tenho um útero bonito, disse ele, perfeito. que dificilmente irei ter problemas com um útero assim. ainda ele não acabou de dizer e comecei já eu, completamente embevecida, a imaginar os filhos a crescerem-me neste útero, primeiro um depois outro, depois outro e outro. os dedinhos perfeitinhos, minuciosos, os labiozinhos de rosa, as dobrinhas das carnes tenras. as crianças a desenvolverem-se, a crescerem, a preencherem-me o útero. depois a saírem, a percorrerem as coisas, os objectos, as pessoas. a crescerem mais e mais. a preencherem-me a vida. imagino essas crianças, minhas, células das minhas células, carne da minha carne, crescidas aqui, neste útero, essas crianças, esses adolescentes, esses adultos. e, depois logo, eu, já velhinha, definhada mas realizada da vida, pronta para adormecer e retornar ao outro útero, ao da mãe primeira, húmida e escura.

(as mulheres. dá-se-lhes uma palavra, uma frase, seja o que for, e dá-se-lhes, ao mesmo tempo, pano para costurarem divagações.)
     
     
         
      

5 comentários:

O Chefe disse...

Epah, sabes o que é que eu te digo? Não te desgraces xD

menina de porcelana disse...

oh joka, calma. ainda sou muito nova! ;)
(mas para desfiar pensamentos, não interessa a idade.)

O Chefe disse...

Miudos são engraçados se forem dos outros, e mesmo assim só durante algum tempo. E devo estar afectado aqui com a zona, porque parece que o primeiro objectivo da vida das senhoras de aqui é crescer e ter um filho. Ou vários.

menina de porcelana disse...

joka, não quero aqui entrar nas questões de instinto maternal, paternal, or whatever. muito menos especificar os meus ou os teus - instintos, quero eu dizer. mas

alguém tem que ter o trabalho para as coisas continuarem. e claro que tudo é mais perfeito imaginado. mas

adiante, nem é por aí. a questão é que dentro da nossa cabeça tudo pode acontecer. tal como num palco de um mundo secreto. se nos apetece empurrar a senhora embirrenta pelas escadas abaixo, e pensamos nisso com firmeza, não quer dizer que de facto o façamos. foi cá dentro que o 'fizemos'. pronto. mas

enfim, isto tudo 'também' para dizer que: não confies nas mulheres. sonham, dizem, divagam sobre muita coisas. e depois nem um décimo do mundo é como parece...

Bird's-nest fern disse...

ferning in British
(ˈfɜːnɪŋ)

noun
medicine

(of cervical mucus) the formation of a fern-like pattern

Collins English Dictionary. Copyright © HarperCollins