quinta-feira, maio 23, 2013

Wie geht's? (*Como estás?)


- es geht. (*vai-se andando)

não, diz-me ele, corrigindo. não, não e não. não podes responder assim: é de mau tom, revela falta de maneiras, má educação. dizer uma coisa assim, imprecisa, morna, deslavada, coaje o outro a ter que se interessar pela tua vida, a perguntar: então, diz láaaa, afinal que se passa?... e não pode ser. há que não importunar o outro. há que omitir, encobrir, enfeitar. encurtar a resposta para que possamos todos coexistir  com um belíssimo sorriso amarelo empunhando triunfantemente o livro de etiqueta nas mãos. para que possamos manter uma convivência morna mas extensa e sem azias, sem emoções, sem extremismos desnecessários. em sociedade. isso, nem que nos estejam a sair as tripas pelo buraco do umbigo.

como? para poupar os outros, disse? os outros que quê - para a próxima segue um entusiástico

- sehr gut! exzellent! wunderbar! (* muito bem! excelente! espetacular!) -

mas é para me poupar a mim que ando sem paciência para dar explicações.


             

5 comentários:

Jamil P. disse...

provavelmente não entendi o sentido desse post etc, mas estudei um pouco de alemão e discordo de que foi dito acerca da resposta es geht; tá certo que é protocolar etc, mas é perfeitamente cabível (tendo versões exatamente com o mesmo sentido para os mais diversos idiomas), sem necessariamente a conotação que foi dada; no mais, acho que é wUnderbar e não wOnderbar;

bom, provavelmente eu não devo ter entendido nada, mas tive vontade de me manifestar mesmo assim; e também não estou com muita paciência pra tentar entender; é isso

menina de porcelana disse...

oh god, shame on me... agradeço as correcções! passo a emendar. :)

não tem que ter paciência. e, mais ainda, não tem que entender mesmo. cada um tira o que quer.
mas isto foi quase quase o raspanete que recebi do professor (de alemão) que gosta de nos arreliar com as suas ironias... basicamente, ele queria que eu desse a resposta protocolar: 'Danke, gut. Und Ihnem?' mas eu quis ser rebelde. ;P

(fascina-me o protocolo da interacção social. em público, num contexto formal, não se pode dizer 'pah'. temos que apertar o presidente do país tal mesmo que toda a gente saiba que o odiamos de morte. não queremos estragar as relações diplomáticas. temos que engolir sapos porque senão temos o caldo futuro entornado. devemos fazer isto, não podemos fazer aquilo. é um jogo de cintura. mas muito teatral.)



menina de porcelana disse...

* ...apertar A MÃO Do presidente do país tal...

Anónimo disse...

Anedota:

"Se falas vários idiomas és poliglota,
Se falas dois idiomas és bilíngue,
Se falas um idioma és Americano.
"

É uma piada prejurativa mas talvez tenha algo de verdade...

Anónimo disse...

ERRATA: É uma piada pejorativa mas talvez tenha algo de verdade...