quarta-feira, setembro 29, 2010

desaire


matou-me o menino. ontem,
no meio da calçada. matou-me o menino da pistola em punho. ergueu a mira e posicionou. depois, com o olhar franzido e o sorriso maroto, puxou do gatilho e fez

Pum!

imagino a pistola carregada. a bala mortífera. não teria tempo de pensar, por certo. mas
era só cola, por sorte. era apenas uma pistola de cola.

(passam os filmes na TV. os heróis de arma em punho, os cowboys. não, os assassinos natos, os terroristas; vivem os vilões no jogo. a tarefa é matar e vencer. há o prazer expresso no herói. há os pontos amealhados. o próximo nível.há também o terror dos que são mortos. há o medo, o sofrimento. nas faces estende-se o esgar infeliz da sensação que percorre o corpo. o sangue esvai-se. há gritos. e os meninos, vêem? porque não haviam de ver?

juro que não percebo, será inato? porque é que preferimos o gozo do poder à compaixão pelo sofrimento.)


5 comentários:

Jamil P. disse...

pode não parecer sensato, mas, de fato, acho que é inato; quanto ao porquê, mais um mistério da nossa natureza?

preocupações circulares? disse...

«Eu se estivesse na sala de um exame
ou a percorrer os corredores da minha escola
ou a passar na rua

E viesse um sujeito direito a mim
de arma empunhada na mão

morria.

Mas morria antes. Antes que a bala fosse disparada, antes que a bala me atingisse.
[...]»



in http://emnosehtudo.blogspot.com/2008/09/elefantes.html

menina de porcelana disse...

jamil: na sobrevivência, é mais adaptativo determos o poder. mas também poderemos pensar que, o comportamento derivado da compaixão atrai outros membros ao grupo, que assim se poderão sentir seguros sobre a nossa alçada. isto é, exercemos indirectamente ouro poder. realmente... mistérios da natureza humana.

sra. d. s.: digamos que as minhas preocupações não se encaixam num ci(r)c(úl)o perfeito - formam antes uma espiral. ;*

menina de porcelana disse...

ERRATA:
jamil: "... exercemos indirectamente ouTro poder."

sra. d. s.: ci(r)c(ú)lo.

:)

Blooms (golden angle) disse...

Espirais:

https://www.facebook.com/scifri/videos/10154643456998403/ (John Edmark)