sexta-feira, junho 13, 2008

Jogos

Penso que me ando a tornar muito cocó. A minha última mania (pelo menos, está mais evidenciada) é criticar tudo e todos, ser pouco tolerante e achar que consigo ver por detrás das coisas. Que a mim já não me enganam! Que é preciso estar sempre atento e desconfiado, porque se não espreita o diabo espreita o vizinho do lado que é um oportunista.

Mudando radicalmente de assunto. O meu lado emotivo diz-me para vibrar com os golos, o lado racional (o mesmo que não me deixou gritar e saltar quando consegui a bolsa, o mesmo que me estancou a reacção efusiva quando entrei no curso que queria e no sítio onde queria, o mesmo que não me deixa dar gargalhadas sonoras em filmes básicos, o mesmo que me faz ponderar sobre alguma aparente graça do destino, o mesmo que me faz parecer adulta quando o nome que eu dou a isso é velhice precoce.), este lado racional diz-me que é tudo uma cangalhada e que o que vale a pena é desesperarmos com este país (e com este mundo!) que nos devora sorrateiramente.

(Devo dizer que estou um bocadinho farta desta luta entre titãs. Sinto-me cada vez mais esfrangalhada.)

Deixar que os golos me preencham. Pensar que é tudo um engodo. Eu até acho que agora consigo ver por detrás das coisas! Devo dizer que, geralmente, o meu lado racional controla o jogo. E acaba por ganhar. Quem perde sou eu.


3 comentários:

Filipa Júlio disse...

cócó???
podia explicar-me um pouco melhor?
:)

menina de porcelana disse...

cocó no sentido de Pipi, Nata da sociedade.

(expliquei melhor?)

Pessoas que acham que são demasiado importantes para se "perderem" em divertimentos banais. Porque (pensam que) sabem o que está por detrás deles - nada de mais. Futilidades. Formas inconscientes de se enganarem os que se iludem com pérolas. Com o que salta à vista, com o imediato. Pessoas sem controlo pessoal.

(isto leva para muito lado...)

Pessoas que se enojam com os que não conseguem ver o resto. O resto realmente importante. O que está por detrás. Pessoas que acham que estão no topo porque conseguem ver o que não salta à vista.

(não sei se com essa mania de tentar sempre ver o que não se vê, não acabam por não ver o que está mesmo ali...)

[não me peças para clarificar: tenho uma terrível mania que é complicar ainda mais. ;) :* ]

menina de porcelana disse...

NOTA: as "Pessoas sem controlo pessoal." são as pessoas que se iludem com pérolas. As outras, as que se vêem mais acima primam por ter muito controlo pessoal.