terça-feira, abril 07, 2009

Estrelas


A judite (de sousa) sorri. Escorre-lhe a franja pela testa sobre os olhos pestanudos. Então, numa felicidade de poder colocar em palavras suas as dúvidas da humanidade, arremessa:
- Mas o senhor professor antónio damásio, ãaa..., julga que, apesar de tudo isso que disse e de tudo o que já se conseguiu até hoje... o que é que nós nunca iremos saber?
O senhor professor antónio (damásio) abisma-se. Mas depois, certo que o mundo inteiro bebe do que irá dizer, controla-se e solta com naturalidade:
- Impossível saber o que nunca se vai saber.

(pois. acontece-me também. antes de começar qualquer coisa nova, antes de entrar, antes de ver, antes de saber como as coisas são por dentro - imperfeitinhas, incertas, e em permanente (des)construção -, acontece-me esperar que o não sejam. calculo que a ciência, quando vista de fora, também seja assim: uma espécie de certeza inabalável com métodos afinados que dão respostas precisas a todas as questões travessas.
então, quando a imprecisão dos tarôts, o enevoamento dos oráculos de bellines, a atribulação das linhas da mão - e a poluição luminosa! - nos impedem de ver as constelações estelares - e o futuro! -, o mundo redescobre a pólvora: vira-se para os neurocientistas. quer saber da "pílula da memória", da felicidade eterna, da vida com muitos dias e mordomias, se puder ser também. enfim, de mimos.
os neurocientistas é que ainda não aprenderam a lidar com tamanhas responsabilidades. por isso, desabituados que estão de 'perguntas às três pancadas', quando lhes fazem questões destas, poêm-nos com a cabeça à roda. e, inevitavelmente, a ver estrelas.)

15 comentários:

Quinta edição do projecto «Sem luzes» disse...

Arranha-céus de Nova Iorque desligam luzes à noite para não desorientar aves migratórias


Cada vez mais arranha-céus nova-iorquinos estão a desligar as suas luzes à noite para ajudar a reduzir o número de pássaros que embatem contra os edifícios mais altos. O projecto «Sem Luzes», organizado pela NYC Audubon, estende-se até 1 de Novembro, altura em que se estima que as aves migratórias tenham acabado as suas migrações de Outono.

O Empire State e a Chrysler estão entre os edifícios que vão apagar as luzes, de acordo com a BBC online. Estima-se que 90 mil pássaros morram na cidade ao embaterem nos vidros dos edifícios.

Os organizadores desta iniciativa anual, que vai na quinta edição, afirmam que as luzes brilhantes desorientam as aves migratórias e contrariam os seus instintos de navegação naturais.

A NYC Audubon, um grupo que trabalha para proteger pássaros selvagens e os seus habitats quando estão nas cidades, está a apelar aos proprietários e aos inquilinos nos edifícios mais altos para desligarem as luzes dos andares desocupados e dos espaços que não são utilizados a partir da meia noite e até de madrugada.

A organização está também a pedir aos trabalhadores nocturnos para trabalharem com as persianas das janelas fechadas ou para usarem candeeiros de mesa em vez de ligarem as luzes centrais.

Um projecto semelhante em Toronto, no Canadá, concluiu que “na América do Norte morrem mais aves por colisões a cada ano do que as que morreram no derrame de crude da plataforma Exxon Valdez”, que matou mais de 250 mil aves.

A NYC Audubon também refere os resultados de um estudo do Chicago’s Field Museum, que mostra que o número de aves mortas por embaterem contra os edifícios durante a noite caiu 83 por cento quando as luzes estão desligadas. Durante a época de migração das aves, 30 voluntários vão patrulhar vários edifícios durante a noite.

Primeira reserva Dark Sky do país disse...

2010-12-15 (CiênciaHoje)

Reguengos de Monsaraz já adoptou medidas para diminuir poluição luminosa

A redução da iluminação decorativa de igrejas e das muralhas de Monsaraz foi uma das medidas adoptadas pela câmara de Reguengos de Monsaraz para diminuir a poluição luminosa no concelho, no âmbito de um projeto turístico pioneiro em Portugal.

Trata-se da primeira reserva Dark Sky portuguesa, que está a ser implementada em seis concelhos do Alentejo, nas margens da albufeira de Alqueva, entre os quais o de Reguengos de Monsaraz, para captar turistas interessados na observação astronómica nocturna.

O presidente da autarquia, José Calixto, disse hoje à Agência Lusa que a zona do Alqueva “tem as condições ideais” para a observação do céu, pelo que o município “passou a ter preocupação com o tipo de iluminação dos monumentos”.

Na sede de concelho, em Reguengos de Monsaraz, “a iluminação cénica da igreja matriz passou a desligar-se à 01h00”, à semelhança do que acontece na vila medieval de Monsaraz, onde também a igreja matriz “deixou de ter iluminação toda a noite”, disse o autarca.

As luzes decorativa das muralhas de Monsaraz, que possui projectores de elevada potência, também “só acedem esporadicamente e durante a realização de eventos como a bienal cultural ou as festas da vila”, revelou José Calixto.

“Existe uma iluminação mínima que garante a segurança de bens e pessoas, enquanto a iluminação cénica, mais forte, é desligada”, adiantou, lembrando que as luzes decorativas “têm, por um lado, consumos elevados e, por outro, aumentam a poluição luminosa”.

Iluminação cénica das igrejas foi diminuída

No âmbito deste projecto, o município de Reguengos de Monsaraz pretende avançar com a substituição do actual sistema por uma iluminação LED, que permita definir “graus de intensidade de acordo com as necessidades das populações”.

Também em declarações à Lusa, a presidente da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, Apolónia Rodrigues, explicou que a Reserva Dark Sky “está a promover a diminuição da poluição luminosa para que se consiga um céu mais escuro” nos seis concelhos aderentes.

“Queremos tornar estas zonas num espaço de fruição nocturna e, para isso, vamos incluir um conjunto alargado de actividades, como passeios pedestres e wildlife night watching [observação noturna da vida selvagem] e birdwatching [observação de aves]”, especificou a responsável.

Os promotores do projecto já apresentaram uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Alentejo (INALENTEJO) para a aquisição de equipamento necessário, como telescópios, num investimento de 700 mil euros. Envolvendo os concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos, o projecto é promovido pela Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, Empresa de Desenvolvimento e infraestruturas de Alqueva (EDIA) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

VIDEO: THE LANGUAGE OF LIGHT - Dr Edie Widder takes us on a journey deep under the sea. She’s used pioneering research with bioluminescent sea creatures to help us shine a light on the levels of pollution we’re producing above the ground. Edie’s love of the sea - and the simplicity of good science - shine through this journey of wonder. disse...

One of the most beautiful examples of evolutionary adaptation can be seen in this picture taken in the Maldives. The biological light, or bioluminescence, in the waves is the product of marine microbes called phytoplankton. Phytoplankton have adapted to the darkness of the ocean by utilising chemicals known as luciferins to ‘glow’. The light is produced by a series of oxidation reactions set off by a catalyst called luciferase. Bioluminescence is very useful in the open ocean; be it for finding food and mates, thwarting predators, or simply lighting the way. This phenomenon can be seen all over the world and is a true testament to the wonder and beauty of our lovely home.

A nice paper on phytoplankton can be found in the link below.
http://www.isbc.unibo.it/Files/BC_PlanktonNekton.htm
Alternatively; here is a nice comprehensive article entitled "Animals that Glow : The Science of Bioluminescence":

http://docmo.hubpages.com/hub/Animals-that-Glow-The-Science-of-Bioluminescence

-Jean

Cegonhas disse...

Filme...
The Cranes Are Flying / Letyat zhuravli (original title) (1957)

When the film was released in the Soviet Union, it caused a sensation amongst audiences weaned on propaganda fare. For the first time, audiences were able to weep at the pain of losing millions of their population in the war. It was also the first time that subjects like draft dodging, war profiteering and the black market had been expressed on film.

http://www.imdb.com/title/tt0050634/trivia?item=tr0633745



Canção...

The cranes

Версии: #1 #2 #3 #4 #5 #6 <- várias versões/traduções

Sometimes it seems to me that the soldiers,
Which haven't returned from blood's fields,
Haven't layed in our land,
But have turned into white cranes.
From those distant times
They fly and we hear their voices.
Is it because so often and so sadly
We are falling silent and looking into heaven?
The tired crane flock flies, flies through the sky,
Flies in the mist at the end of the day.
And it is a small gap in this order -
Perhaps this place is for me.
The day will come, and in such crane flock
I'll swim in the same blue-gray haze.
Calling out like a bird from the heavens
All of you who are left on earth.
Sometimes it seems to me that the soldiers,
Which haven't returned from blood's fields,
Haven't layed in our land,
But have turned into white cranes.

Anónimo disse...

Há a cena em que a cegonha é um animal rasteiro (como se nem tivesse asas...):

VIDEO (FULL FILM ONLINE - PART 1): https://youtu.be/oDq9fL--Avw?t=40m36s <- Come and See (1985) - cc =english subtitles

Anónimo disse...

& ... https://youtu.be/oDq9fL--Avw?t=43m25s <- Come and See (1985) - cc =english subtitles

("how else may we be said to live [...] ?") disse...

https://www.theguardian.com/books/2018/feb/02/strange-order-of-things-antonio-damasio-review

EXCERTO:

"(...)  William James, that most endearing of philosophers, as when Damasio pauses for a brief, Jamesian consideration of the anomalous fact that for all the hi-tech sophistication of modern life, we still cling to the primitive pleasure and reassurance of the domestic fireplace. (...)"

(encadeamento) disse...

https://www.priberam.pt/dlpo/encadeamento

"like a moth to a flame" disse...

https://www.google.pt/search?q=City+Moths+Have+Learned+To+Avoid+The+Light&oq=City+Moths+Have+Learned+To+Avoid+The+Light

(espirais) disse...

https://www.priberam.pt/dlpo/honesto

(Laura Martin take in the style of Vincent Van Gogh) disse...

The Starry Night, Vincent van Gogh's most recognizable work, has been replicated and interpreted countless. These are a few of the parodies:

http://culturepopped.blogspot.pt/2010/10/gotham-starry-night-and-other-van-gogh.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Starry_Night_(disambiguation)

(luz eléctrica) disse...

VIDEO: https://youtu.be/1Cuo7x1-Roc?list=PL0LQM0SAx60099ZMwNarqpZ4k2po9piR1&t=1m24s <- intricate Ndebele beaded blanket (South Africa)

(Photovoltaic solar panels) disse...

VIDEO: https://youtu.be/G-g1qeX0cTM?list=PL60744E5F76A7133D&t=4m48s <- Solar-powered lamp and charger, made in Shenzhen, Guangdong, China, 2010

Mais informação em https://sites.google.com/site/100objectsbritishmuseum/home/solar-powered-lamp-and-charger

(to be continued) disse...

VIDEO: https://youtu.be/9XRaQFTFqKo?list=PL0LQM0SAx602r5DqBUwT7lhqH7RsPxrCy&t=5m10s <- how 20th and 21st century [Egypt] can be represented through objects.

(Telling 'a' history of the world through things) disse...

"[...] He was a priest in the Temple of Karnak around 250 BC. Like all Egyptians, he believed that if his body was preserved, he would live beyond death, but before reaching the afterlife, he would have to undertake a hazardous journey, for which he needed to prepare with the utmost care. So he took with him charms, amulets and spells for every eventuality. On the lid of his inner coffin, he even had painted a map of the heavens stretched out above him as an aid to navigation. Hornedjitef has, in fact, commissioned his own personal firmament and time-machine. This elaborate coffin will let him travel through both time and space, and all this meticulous preparation on his part has allowed us to travel in the opposite direction, back to him and to his world. [...]"

FULL TEXT: https://sites.google.com/site/100objectsbritishmuseum/home/mummy-of-hornedjitef