segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Afinal, quem é que ganhou?

Custou-me
como a quem custa engolir em aperto,
vestir roupa que não serve,
ou mesmo ter que dizer Não.

Custou-me
Aquela cruz
como um X e um alvo,
como uma marca qualquer.

Custou-me
Aquela resposta insípida,
aquele movimento bruto
como quem deixa de ser menina
- como quem cresce e se apercebe
que a vida não pode ser sonhada,
e que boas intenções não bastam alheias, quanto mais somente intenções

Custou-me
- como angústia cá dentro -
Esta liberdade
E este direito.
(Irónico, não?)
Custou-me decidir por cima do que é certo
(- o que é que é certo? -)
Só para que ela pudesse escolher.
Custou-me.
Porque és tu que sais morto,
E sem ninguém para culpar
(isto das culpas…)

Quem te vai defender
A ti a ao teu sorriso de Menino,
Gaiato perdido?
Quem te vai defender
quando a tua vida estiver por um fio
Por um Sim
Ou por outra vida?

Ninguém.
Como o Outro que voltou
E já não era.
Ou o Outro que era
E deixou de ser....
(E tu? Eras, ou nunca foste?)

Custou-me.
Mas a isto chama-se liberdade
- a minha e a d’ela.
A tua
fica por acontecer.

Custou-me a mim a decisão.
E a ti,
Custou a Vida.

11.02.2007 18:18 23:27

5 comentários:

Anónimo disse...

cruamente lindo.........foi o que pensei quando acabei de ler.
expuseste bem a realidade de muitos.
lamento só que aches que "esse que poderia ser" não terá nunca a sua oportunidade de ser.
eu penso/sinto que nunca se perde uma vida ou força ou alma (como quiseres chamar) mesmo quando ela não se concretiza agora e aqui.
porque existe mais do que vemos e porque tudo o que somos é um círculo de renovação e evolução.

mas a resposta á tua pergunta será sempre uma: ninguem (ganha).
porque não é uma situação de ganho ou perda (nem política nem social)...

O Chefe disse...

Não é pra mandar abaixo :p mas poesia a sério faz rima. E pra ser típicamente portuguesa tem de ter lá umas belas rimas acabadas em "ão" e "ar". Isso é que é. Assim tipo

Eu gosto muito do meu cão
e ele gosta de passear.
Ele não pode comer melão
se não farta-se de tossir.

Hmm, acho que me enganei ali algures, mas fica a sugestão.

Khaly disse...

Linda como a vida tem coincidências,
há uns anos atrás tu eras cegamente a favor do não e eu cegamente a favor do sim,
hoje reverteu-se a situação,
isto é o que se chama evolução,
ainda bem que crescemos as duas.
Muitas beijocas

:I disse...

hum...

Anónimo disse...

VIDEO: https://youtu.be/ictboGYAnT0?t=25m17s (até t=28m10s) <- [ReasonTV] Abortion & Libertarians: Nick Gillespie, Ronald Bailey, Mollie Hemingway & Katherine Mangu-Ward