terça-feira, março 19, 2013

falsos amigos


se eu for ao meu computador, seleccionar uma pasta - A - com, digamos, 500Mb, copiar para outra pasta, e impaciente, antes desse processo terminar, começar a copiar outra pasta - B - de 1Gb, verifico que:

o tempo que demoraria a copiar a 'pasta A', mais o tempo que demoraria a copiar a 'pasta B', se for feito numa sequência de acções - primeiro um, depois o outro - é infinitamente inferior ao tempo que acaba por demorar copiar a pasta A e a pasta B ao mesmo tempo, isto é, paralelamente.

(evidentemente, isto tem a ver com o tamanho das pastas. uma pasta de 20Mb, que demora 5 seg a ser copiada, nem me dá tempo de ir seleccionar a outra pasta e pô-la a ser copiada...)

ora, ponho-me a pensar:

se eu conseguisse perceber o que leva a que os tempos conjuntos da cópia das pastas seja superior aos tempos separados da cópia das mesmas,

talvez conseguisse perceber porque é que eu, na minha vidinha em geral, quando tento fazer duas coisas ao mesmo tempo, paralelamente, acabo sempre por demorar mais tempo do que se me desse a paciência e decidisse fazer as coisas sequencialmente.

-.-''

5 comentários:

Jamil P. disse...

se o processador for dual core, acho que essa tarefa simultânea de copiar pastas torna-se mais rápida; digo, acho

menina de porcelana disse...

Jamil, está portanto a sugerir que eu, mdp, deva tentar mudar o meu processador? ou aumentar-lhe a memória? e como se faz isso? novo cérebro ou simplesmente mais sudokus?

Jamil P. disse...

gostei de suas indagações :)

mas, antes, caramba, só agora fui perceber o sentido do título; é que por aqui usamos correntemente a expressão 'falsos cognatos', em vez de 'falsos amigos'

então, bom, também tenho dificuldades para processar duas tarefas ao mesmo tempo; talvez se usássemos nosso cérebro como um intel dual core, ou seja, aplicando cada hemisfério cerebral para uma atividade, talvez assim conseguíssemos realizar duas ou mais atividades mais rapidamente; ou melhor, certamente conseguiríamos... quanto à memória, bom, creio que ela também interfira no processo; assim, sem dúvida que sudoku (nunca tive paciência), jogo de xadrez, decorar poesia, técnicas mnemônicas diversas, etc, enfim, tudo isso pode nos ajudar de alguma forma, enquanto ainda não nos é possível um transplante de cérebro simplesmente

Anónimo disse...

É fácil!
O teu disco gira muito, mas só tem uma cabeça de escrita.

Quando ele escreve sequencialmente numa zona do disco (copiar uma pasta) é muito mais rápido do que quando escreve alternadamente em duas zonas do disco (copiar duas pastas).

Isto é assim porque o tempo que a cabeça do disco demora a mudar de posição é gigantesco quando comparado com os tempos de escrita - em sistemas com um só disco - a escrita assíncrona implica uma degradação de performance considerável.

Solução, compra um disco SSD ou monta um agregado RAID com mais de 3 discos.

Espero que a vida agora faça muito mais sentido para ti... ;)

menina de porcelana disse...

jamil,
ora lá está um sentido ainda mais literal do que são falsos amigos! ;)
decorar poesia. parece-me bem: juntar o útil ao agradável :)

quanto aos transplantes de cérebro... acho muito sinceramente que a única coisa que ganhávamos era um novo corpo. ;)

anónimo,
agradecida pela explanação!
ok, vou ver se compro/arranjo. depois a questão vai ser como instalá-lo no meu sistema mas, caramba, já estive mais longe, hei-de lá ir! ;)